No momento, você está visualizando História da Liga

História da Liga

LBJJ

Idealizada pelo Mestre Adair Alves que reuniu um grupo de Professores oriundos dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal, com vista na expansão da Arte Marcial para todo o Brasil, a Liga Brasileira de Jiu-Jitsu foi fundada em 13 de Julho de 1991. Foi criada uma diretoria provisória que teve como Presidente e Vice-Presidente os Mestres Adair Alves de Almeida (Minas Gerais) e Célio Caneca (Rio de Janeiro), respectivamente. No mesmo ano ocorreu o 1º CAMPEONATO BRASILEIRO INTERCLUBES DE JIU-JITSU na cidade de Belo Horizonte no mês de Dezembro.

Em Junho de 1992 foi eleita a primeira presidência oficial da LBJJ e teve como Presidente o Professor João Leandro Neto (Minas Gerais) e como Vice-Presidente o Professor Silvio Pereira (Rio de Janeiro), que tomaram posse em 26 de Setembro de 1992, na cidade de Caldas Novas, GO, data e local do segundo evento oficial da Liga. A partir de então a LBJJ começou a promover campeonatos anuais, sempre no mês de Setembro e a cada ano em cidades diferentes, contando com a participação de várias equipes vindas de várias partes do Brasil. As assembléias para as decisões a serem tomadas em relação aos assuntos de interesse da Liga eram realizadas antes ou depois dos eventos e na cidade onde os mesmos aconteciam. Em Setembro de 1995, o Mestre Hilton Leão foi eleito unanimemente Presidente da Liga, tendo como Vice o Professor José Guilhermo, por um período de 3 anos. No ano de 1997 a Liga Brasileira mudou o endereço de sua sede, passando do Centro de Belo Horizonte, para o Bairro Serrano, na mesma cidade onde se encontra até hoje. Depois da mudança de endereço a Liga começou a crescer e a ganhar mais espaço e prestígio. No ano de 1998 a Liga bateu seu Primeiro Recorde de competidores, foi no 9º CAMPEONATO BRASILEIRO, realizado na cidade de Ouro Preto, MG, tendo mais de 800 competidores e 34 Equipes participantes.

O Mestre Hilton foi reeleito por mais três anos, em 1999, e teve como Vice o Professor Silvio Caldas, de Brasília. A partir daí a Liga começou a apoiar um evento que já estava virando tradição em Belo Horizonte: A COPA LEÃO DOURADO DE JIU-JITSU, que passou a fazer parte do calendário oficial da Entidade.

Em 2001 a Liga promove seu primeiro Exame de Faixa Pretas e Concessão de Grau, tendo formado e graduado 17 Faixas Pretas. Em 2002 o Mestre Hilton foi novamente reeleito tendo na chapa, como Vice-Presidente, o prof. Flávio Teixeira Dias Neto, Prof. Da Equipe Kimura, e que ocupam o cargo até os dias atuais. No ano de 2003, através de muitos contatos, e devido ao grande prestigio de seu Presidente, no cenário nacional, a Liga adquiriu junto à Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu a classificação dos atletas Campeões, Vices e 3º Colocados de seus dois importantes Campeonatos para o Mundial de Jiu-Jitsu. No ano de 2005 a Liga obteve mais um grande feito, com a realização do 16º Brasileiro Interclubes na cidade de Betim – MG. O evento foi um grande sucesso, com recorde de público e de competidores. Desde a sua Fundação até os dias de atuais, a LIGA BRASILEIRA DE JIU-JITSU – LBJJ – tomou importante lugar no cenário do Jiu-Jitsu Nacional. Atualmente a Liga segue as mesmas regras e normas da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu, procurando crescer junto com esta renomada Entidade.

Deixe um comentário